quarta-feira, 27 de maio de 2015

Como chegar na Ilha do Marajó de Balsa



Nossa aventura Marajoara tinha todos os melhores ingredientes: uma turma animada, no melhor espírito “vamo ae!”; uma casa de um local, minha sobrinha a Helena que cedeu gentilmente a casa da avó para nossa pernoite; e os locais para nos ajudarem nessa travessia, minha sogra, cunhado, sobrinha e a Annete a local agora paulista que pilhou todo o povo para essa aventura.


Para chegar na Ilha do Marajó 


A nossa opção foi a balsa de carros, há também a opção de ir de barco, saindo do terminal hidroviário de Belém, mas como não foi nosso caso não tenho detalhes.
A balsa saí de Icoaraci, mais precisamente da Rua Siqueira Mendes. Icoaraci é município vizinho de Belém e fica a apenas 20 kms do centro, mas dependendo do trânsito a chegada até o porto pode demorar até 45 minutos.



Quem faz o transporte e a companhia Henvil, há duas tarifas a do carro com o motorista e dos tripulantes, tendo tarifa por pessoa independente do carro.
A travessia demora 3 horas e as saídas principais são as 7:00 da manhã todos os dias no sentido Icoaraci-Camará, e no sentido Camará-Icoaraci as 16:00. Há diferenças de horários nos finais de semana é alguns dias tem algumas balsas extras vale a pena verificar.  

Os preços estão na tabela do site da Henvil, dessa vez que viajamos pagamos de acordo com essa tabela:



A travessia é longa, mas na balsa tem uma espécie de cantina que salva servindo café da manhã na ida, e cervejinha e petiscos na volta, devido ao horário claro, mas se você preferir cerveja na ida e na volta a opção é pessoal. 

Há também a área vip, uma sala com ar condicionado bombando, por mais R$8,00 você pode até esquecer que está nos trópicos. Na ida pegamos uma balsa que a área vip estava com aquele cheiro forte de umidade e mofo que não foi muito acolhedor e a escolha foi gastar os R$8,00 com outra coisa. 
Na volta era outra balsa que tinha não tinha area vip, porém tinha um local aberto no teto, que gentilmente apelidamos de "Camarote Draft Cerpa" 






Camarote da volta

Chegando em Camará já na Ilha do Marajó você tem algumas opções de destinos, as principais são Salvaterra, Soure e Joanes.
Salvaterra é onde o porto de Camará fica localizado, pricipal local de entrada na Ilha, e é um dos principais municípios, outro município é o de Soure o nosso destino final.
Joanes é uma vila outra opção para quem visita o Marajó.
Soure está a aproximadamente 30 kms do Porto de Camará e para chegar na cidade é preciso pegar outra balsa que faz a travessia de Salvaterra para Soure.

Balsa



Nossa casinha em Soure



Balsa de Soure para Salvaterra

Na espera da Balsa para Salvaterra








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Zen e Caos- Viagem pela Tailândia

Postagens populares