terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

São Luis do Paraitinga- Cidade histórica, um passeio ao passado

Fotos antigas de São Luis do Paraitinga uma reliquia do interior paulista.

A cidade histórica de São Luis do Paraitinga é uma delícia, bucólica e com aquele sentimento de voltar no passado. Caminhando pelas suas ruinhas parece que aquela cidadezinha ainda vive em outra época.



A cidade abriga algumas festas que valem a pena, como o tradicional carnaval de marchinhas, e a festa do divino. Ótimas oportunidades de experimentar uma delícia local, a Luisense, cachaça tradicional da região.


Em minha visita a cidade senti um aperto, ao chegar na praça da matriz e encontrar a Igreja Principal, ícone da cidade, em ruínas. A primeira vez que visitei a cidade pude conhecer a original igreja do século XVII. Mas uma enxurrada em 2010 derrubou alguns ícones da cidade, e a Igreja não sobreviveu a força da água.
Agora no lugar dos destroços um tapume com o formato da Igreja ocupa o lugar da antiga construção.
Equipes trabalham para restauração do que sobrou e reconstrução desse patrimônio histórico.

O bom de viajar são as surpresas agradáveis. E enquanto tirava fotos da cidade, um rapaz me parou e ofereceu "inteiramente grátis", algumas fotos antigas da cidade, bastava eu passar na papelaria, e com o meu próprio pen-drive descarregar as fotos da São Luis de Paraitinga de 1930.
Uma gentileza dos tempos antigos, com a modernidade da era digital.
Peguei as fotos, e compartilho-as com vocês. As coloridas são as que eu tirei da São Luis dos dias de hoje e as outras foram desse presente, de estar na hora certa no lugar certo.



















































 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Zen e Caos- Viagem pela Tailândia

Postagens populares

Colaboradores