sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Arte da pechincha na Tailandia- O truque das sacolas em Phuket Island

Ontem me deparei com um post no Blog Boa Viagem, falando sobre o cartel em Koh Phi Phi, na Tailândia.
Na hora lembrei da minha viagem para Tailândia em Phuket Island e lembrei de algumas dicas que ficaram faltando por aqui.
Em Phuket Island tudo gira em torno do turismo, e sair na rua é uma aventura de dizer não aos diversos serviços oferecidos e empurrados a nós os turistas. 
Massagem tailandesa, passeio de tuk-tuk, taxi, mergulho, ternos, souvenirs tudo ali, na disputa dos vendedores. 
O clima de venda é tão tradicional no lugar que eles vendem até essa camiseta como souvenir:





Mas é, com a concorrência que entra a manha, e a penchincha. Fiquei impressionado com a redução dos preços em todos os tipos de lojas, era só dar uma choradinha que o desconto vinha. E bem fácil muitas vezes.
A melhor cena que lembro foi uma canga que a Annete queria comprar, a vendedora queria 500 baht, a Annete ofereceu 100 baht, a mulher aceitou na hora sem titubear. 
E assim é a pechincha tailandesa, mais de 50% de desconto num piscar de olhos. 
A dica que eu dou, é comprar um calculadora logo no começo da viagem, com a diferença de preço e as inúmeras contas do baht desvalorizado é imprescindível ter uma a mão. 

Além de que as negociações muitas vezes acontecem mostrando os números na telinha, já que o inglês não é a lingua oficial, entender os valores pode ser difícil. 
O truque das sacolas que fomos alertados pelo concierge do nosso hotel funciona assim: 
Ao entrar na loja e finalizar a compra o vendedor te dá a sacola de acordo com o desconto que você pediu e o valor final pago. Ou seja se você aceitou o preço inicial sem desconto sua sacola é azul, por exemplo, se pagou o primeiro desconto a sacola é branca, e se chorou muito desconto a sacola é amarela. 
O código das cores corre solto entre todos os lojistas, então ao entrar na loja ele já fita a cor da sua sacola e o preço que vai pedir nas mercadorias. Sabedoria tailandesa. 
O ideal quando for as compras é levar sua sacola de casa, para não entrar na dança dos códigos da pechincha. 


Agora o mais legal da Tailandia, você vê aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Zen e Caos- Viagem pela Tailândia

Postagens populares