quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Dicas de transporte em São Francisco Califórnia- Como se virar pela cidade.






Quando estava planejando nossa viagem para São Francisco havia lido no Viagem pelo Mundo, sobre a possibilidade de comprar um passaporte da cidade, o San Francisco City Pass que inclui 7 dias de transporte público e entrada em algumas atrações turísticas. Isso por exatos U$69,00 dólares.
Mas como nossa passagem pela cidade ia ser mais rápida, apenas 4 dias, cheguei a conclusão que não valia a pena.

O que na verdade pondo na ponta do lápis pode ter sido um erro, pois como o City Pass inclui entradas para o Aquário, o Moma, o Museu de Ciências, o Blue e Gold Fleet bay cruise e a opção entre o Young Museum ou o Exploratorium, se você for mesmo nessas 5 atrações em 4 dias, andando free por todo transporte público da cidade, pode também valer a pena. Faça suas contas e veja mais infos sobre o San Francisco City Pass aqui.
Essa não foi nossa opção, e também não fomos em todas atrações, ficou um pouco para uma futura visita, quem sabe.

Optamos pela ótima dica do Concierge de nosso hotel, e compramos um passaporte de 3 dias de transporte. O Muni Passport.




O Muni Passport dá acesso livre pelos transportes públicos da cidade, dentre eles o Cable Car- o famoso bondinho; o metrô; o ônibus; e o street car - uma espécie de fusão entre um ônibus trolebus e um metrô de superficie. 
O passaporte é uma mão na roda, e facilita muito o vai e vem pela cidade. 
Três dias de passaporte saem por U$ 21,00; uma ótima aquisição ainda mais levando em consideração que uma única viagem pelo bondinho vale U$6,00.
O passe ainda oferece a opção de 1 dia, por U$ 14,00 e 7 dias por U$ 27, sem dúvida a melhor maneira de utilizar o transporte público da cidade. 



Para se achar nas linhas e pontos, é essencial o mapa completo das rotas. Disponível nos mesmos quiosques que é possível fazer a compra do Muni Passport, o mapa indica todas linhas em operação. 
Os quiosques principais para a compra do passe ficam perto dos pontos finais das linhas dos bondinhos, tanto na Bay st com a Taylor st, como na Powell st com a Market st, mas a lista completa dos lugares que os passaportes são vendidos, você pode encontrar no site do transporte municipal de San Francisco aqui.

Como adquirimos o passaporte para 3 dias, e ficamos 4 ficou faltando o transporte do último dia, não pensamos direito pois valeria a pena ter comprado o passaporte de 7 dias,  já que a diferença entre os dois era de apenas U$6,00. 
Os motoristas e cobradores não conferem com frequência o passaporte, até cogitamos dar o famoso migué, e andar com o passaporte vencido, acho que não teríamos grandes problemas.

Mas deixamos o migué de lado, e optamos por outra forma de passeio pela cidade o ônibus Hop-On Hop-Off. 



Como a principal atração que faltava visitar era a ponte Golden Gate, e como essa é localizada bem afastada do centro, achamos uma boa opção nos aventurar pelo ônibus de 2 andares e teto aberto. 
O ônibus passa por todos os principais pontos turísticos da cidade, com a facilidade de subir e descer a qualquer hora nos pontos indicados. 
Há algumas companhias que oferecem esse serviço, nossa opção foi pela: Big Bus Tours. 
A escolha foi sem motivos específicos, pulamos no primeiro que apareceu para saber como funcionava o esquema.




O Hop-On Hop-Off da Big Bus Tours, passa de 15 em 15 minutos em todos os pontos indicados no mapa da linha, que você pega ao entrar no ônibus. 
O valor para o passe de 24 horas é U$31,00 e o de 48 horas é U$41,00. E pode ser comprado dentro do ônibus. 
Apesar do passe ser válido por 24 horas, a última volta do circuito do ônibus sai as 18:00, então é bom ficar esperto para não perder o último. 
O diferencial que faz valer a pena é a narração. Na compra do ticket você recebe um fone de ouvido, que conectado a estação no banco, vai narrando e explicando os pontos turísticos  pelos quais você vai passando. 
Existem vários canais com diferentes línguas, inclusive meu amado português brasileiro.
Com certeza esse ônibus é a forma mais prática e otimizada de percorrer os pontos turísticos da cidade, e se você tem pouco tempo em São Francisco, recomendo essa empreitada. 


  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Zen e Caos- Viagem pela Tailândia

Postagens populares