domingo, 12 de agosto de 2012

Praia de Alter do Chão

Praia de Alter do Chão

Um paraíso escondidinho

Faz tempo que fui à Santarém. Viajei para o casamento de uma amiga e, sem esperar muita coisa, tive ótima surpresa quando cheguei à praia de Alter do Chão. Certamente uma das praias mais bonitas do Brasil. O The Guardian foi um pouco mais longe e já chegou a dizer que "é a mais bela praia do Brasil". Acho que não é pra tanto, mas vale o top 10.
A praia tem, digamos, "dois momentos": o de maré cheia e de maré baixa. O desenho da praia é como se fosse uma ilha. Faz um pontão que quando a maré está baixa é possível chegar à praia caminhando tranquilamente. Na cheia, a travessia é um pouco mais complicada, chegando a precisar de um barquinho. 
A água cristalina e doce são os grandes atrativos. É uma praia bem pequena, o que deixa tudo mais aconchegante e gostoso. Como são águas de rio, não tem o efeito da maré, então a água bem calminha é ótima para o banho das crianças.

Nas barraquinhas que tem por lá, eles servem água de coco doce, bebidinhas e, para quem gosta, caranguejos maravilhosos - "no toc-toc", como se fala pela região. Eles são servidos inteiros e com uma pequena tábua e martelinho você mesmo vai quebrando as partes para comer o interior. Uma delícia! Bebendo e comendo vai o dia quase todo, no ritmo do Pará. 
Por lá é possível também comprar passeio de barco para conhecer a região um pouco melhor. É barato e vale a pena!
A cidade de Santarém em si me impressionou negativamente. A começar pelo hotel. De verdade, parecia mal assombrado! Chama Hotel Amazon Park. Visivelmente se percebe que um dia foi um hotel luxuoso, mas que entrou em decadência e nunca mais se reergueu. Todos os móveis, estrutura e infraestrutura muito velhos. Nota zero. A dica é ficar numa pousada já em Alter do Chão, não ficar na cidade. 
Vale um passeio para ver o encontro das águas do Rio Tapajós com o Rio Amazonas. As águas se encontram mas não se misturam. Bem interessante! 

OBS: As fotos deste post são todas da internet.




Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Zen e Caos- Viagem pela Tailândia

Postagens populares

Colaboradores