terça-feira, 31 de julho de 2012

Passo a Passo para uma viagem de motorhome na Nova Zelândia

Tudo que você precisa saber para fazer uma viagem de motorhome na Nova Zelândia.

Faz um tempo recebi um email de um mochileiro, o Nilson, perguntando um pouco mais sobre as dificuldades, e algumas dúvidas que ele tinha para se fazer uma viagem de motorhome na Nova Zelândia.Como fiz uma super bem sucedida viagem de 10 dias de Motorhome pela Ilha Sul, resolvi fazer esse post com algumas dúvidas que ele me mandou, inclui também algumas curiosidades e dicas que ficaram faltando por aqui.






Dirigindo na Mão Inglesa.


                                         

Não, não é um bicho de sete cabeças. No entanto é preciso tomar cuidado, você não vai querer se distrair e sem perceber começar a viajar na contra mão. Não é?
As principais dificuldades são com o cambio, na troca de marcha com a mão esquerda, e os cruzamentos e rotatórias. O problema do câmbio pode ser facilmente resolvido com um carro/motorhome automatico. Já as rotatórias e cruzamentos é preciso bastante atenção.









Essas imagens dão uma idéia do que é preciso ter sempre em mente em cruzamentos e rotatórias. Pode até parecer simples olhando assim, mas na hora que você for entrar em um cruzamento, sem ninguém na sua frente é onde a cabeça se embanana, e você pode acabar entrando no lugar errado. 
Uma dica é sempre dobrar a atenção quando a estrada tiver vazia. Nessas horas que o perigo de entrar no lugar errado é maior. Com a estrada vazia você não tem nenhum outro carro como referência e a mão brasileira pode dominar sua cabeça.
Se for possível, é bom viver um dia de pedestre primeiro, para ir se acostumando. Mesmo não sendo a mesma coisa que dirigir, já dá pra ir entrando no clima, pegando o jeito  olhando o movimento. 
É engraçado pois até mesmo como pedestre você tem que prestar atenção para não acabar atropelado.Nas cidades turísticas não é difícil você encontrar uma marcação no chão escrita, "Look right-Olhe para a direita". Nosso hábito para atravessar a rua é olhar sempre para a esquerda primeiro, e é ai que mora o perigo.



Carteira de motorista. 


Esse é um assunto que sempre se repete nas viagens internacionais. Eu preciso de uma carteira de motorista internacional?Ou até no caso de motorhomes, preciso de alguma habilitação especial?

A resposta é não. 
Embora seja bom ter uma carteira de motorista internacional, ela não é essencial. Já viajei e aluguei carro diversas vezes no exterior, todas as vezes com minha carteira de motorista do Brasil. Minha amiga CNH!
Tirar a carteira de motorista internacional, apesar de um pouco caro, é simples basta fazer a solicitação e pagar uma taxa. O que fiz em minha viagem para a Austrália, que morei por lá por mais tempo, foi uma tradução juramentada da minha carteira de motorista. Mas sinceramente, nunca usei. 
No aluguel do motorhome na Nova Zelândia, apresentei apenas minha carteira de motorista do Brasil, e foi tudo certo!



Estacionando o Motorhome. Onde dormir?


                                       

Apesar de você estar em uma casa sobre rodas, não pense que você vai dormir em qualquer vaga de estacionamento que encontrar. 
Viajar de motorhome pela Nova Zelândia é muito comum, e há diversos lugares prontos para te receber. Os estacionamentos de motorhomes ou Campers Park, como são chamados, são os lugares ideais para pernoitar quando se viaja de motorhome.
A estrutura dos Campers park são muito parecidas com campings, a diferenças é em vez de lugares para sua barraca são vagas de estacionamento.


Esse vídeo é do Jacksons Retreat. Um lugar especial para a gente, foi nossa primeira noite no motorhome.Dá pra ter uma idéia legal de como funciona o esquema dos Capers Park.
Os motorhomes tem uma tomada de força, que é essencial para o funcionamento de alguns aparatos, no caso do motorhome que alugamos: Aquecedor e microondas. Vale lembrar que os preços de vagas com energia e sem são diferentes 
Na maioria das vezes os estacionamentos tem áreas de convivio social, cozinha, banheiros e alguma atração local. A qualidade dos serviços oferecidos variam conforme a escala do Park.  A classificação é feita por estrelas como em um hotel. Dependendo da quantidade de estrelas o preço é maior, mas as facilidades também são melhores.Para as mulheres um estacionamento 5 estrelas é ótimo nos dias de banho com lavagem de cabelo, pois contam com secador nos banheiros.

                                 

Há muitas opções de lugares para parar em todos os pontos e cidades. Fazíamos nossas escolhas de paradas com um livrinho de motorhomes-item que vem junto com o carro, com o GPS, ou simplesmente passando na frente e indo com a cara do lugar. 

Estacionar nas atrações do país, normalmente não é problema. As vagas são grandes já esperando as casas ambulantes. É um pouco mais difícil estacionar em cidades um pouco maiores, como Auckland, Dunedin e Chirstchurch por exemplo. Mas nada muito chato também.



Montando o itinerário.


                                  

Como montar o itinerário, essa é uma dúvida e tanto. Há alguns sites que ajudam a montar o itinerário ideal para você. O tempo total de viagem e tempo de parada em cada lugar, é o mais determinante na escolha.
Há opções percorrendo as duas Ilhas, pegando a ligação de Ferry em Wellington. 
O roteiro que fiz foram 10 dias só pela Ilha Sul.Valeu muito a pena e foi bem legal.Mas já tinha conhecido a Ilha Norte em outra viagem, então conheci bastante do país. 
Se a opção for sair do Brasil para fazer essa viagem, recomendo 15 a 20 dias, percorrendo as duas Ilhas, mas essa escolha vai do tempo e disposição de cada um.

Esses são alguns sites que ajudam a montar a rota ideal:





O que eu preciso saber?



Algumas curiosidades. O motorhome tem um reservatório de água doce que abastece a pia da cozinha, e o banheiro, é bem fácil de abastecer, mas é bom não esquecer vazio.
Dump Station: Quer a facilidade do banheiro? Vai ter que despejar o conteúdo! 
O Banheiro conta com um vasilhame, por assim dizer, que armazena todos os dejetos do banheiro, tem uns saquinhos químicos(tipo de banheiro químico mesmo) que você coloca dentro para dissolver e amenizar os cheiros, mas tem que esvaziar. Os pontos para esvaziar são as Dump Stations, esteja preparado para esse serviço. Na nossa viagem a regra do banheiro foi: Só número 1.
Horário de parada. Nas cidades maiores parar um pouco mais a noite não é problema, mas se você pretende chegar a noite em uma cidade menor é bom estar preparado pois as vezes não há vagas nos Camper Parks.Meu conselho programar a parada para o fim de tarde começo de noite no máximo. 
Exemplo disso foi nossa viagem a Milford Sound, saímos de Te Anau que fica aproximadamente 100km de Milford Sound no fim da tarde. Esperávamos adiantar a programação, mas o que aconteceu foi que depois de passar por uma serra bem sinuosa e cansativa chegamos em Milford Sound, e o único estacionamento de motorhomes da reserva ambiental estava lotado. Era noite e com a única opção que tínhamos voltar todo o trecho.Conseguimos, na camaradagem, uma vaguinha em um estacionamento de carro, no próprio camper park.  Não tinha eletricidade, ou seja, nada de aquecedor, mesmo cozinhando no carro para esquentar passamos um belo frio, foi o melhor possível, ainda bem que nos deixaram ficar. 
Sinceramente, não aconselho parar tarde, para não viver imprevistos. 


Problemas com a Polícia e Segurança.

Em nenhum momento tive nenhum tipo de problemas, nem relação a ser parado pela polícia, por estar em um Motorhome, muito menos me senti inseguro no país.
Apesar de ter levado uma canseira para entrar no País na imigração, depois de entrar foi tudo certo!


Video de toda a trip!

Essa são minhas dicas se sobrou alguma dúvida é só perguntar!
Boa Viagem!!















9 comentários:

  1. Muito legal estas dicas cada vez melhor e facil para quem quer fazer este tipo de viagem como eu.

    Valeuuuuuuu

    Nilson

    ResponderExcluir
  2. Valeu Nilson!!!
    Espero q ajude outras pessoas também!!

    Boa Viagem!!

    Abração!!

    ResponderExcluir
  3. Essa viagem foi demais.
    E esse video ta muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela postagem, como sempre é um excelente artigo. A Internet no Brasil realmente precisa de postagens de qualidade como estas que você está nos oferecendo. Gostaria de lembrar também um ótimo agregador de conteúdos que vem se destacando muito, que é o Pop Blogs:
    http://www.popblogs.net

    Divulgue suas postagens gratuitamente todos os dias sem fila de espera, tenha seus links publicados em nosso site, Facebook, Twitter, concorra a prêmios na Promoção Parceria Premiada e aumente muito mais as visitas diárias de seu blog.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Isso é um guia para favoritar! Embora não seja a minha prioridade no momento, meu passaporte ficou nervoso e deu vontade de conhecer essas terras!
    Celina - www.maladerodinhaenecessaire.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Celina!!
      Vale muuuuito a pena.... Se tiver a oportunidade, não deixe o passaporte passar a vontade de ter esse carimbo!!

      Excluir
  6. Parabens pelas dicas. Estou de passagem comprada para NZ com saída em abril e estava um pouco apreensiva qto a alugar campervan. Agora estou mais empolgada! você poderia sugerir sites para fazer locação do veículo com antecedência? Valeu!!!
    Claudirene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudirene,
      Obrigado.
      Então a empresa que eu aluguei na época parece que mudou de nome, e teve uma renovação. Na epoca foi tudo tranquilo, mas como mudaram não sei como ficou o esquema. A empresa pelo que sei virou a http://www.mightycampers.co.nz/
      Vi outras rodando bastante por lá quando estive viajando e parecem ser empresas sérias então vale uma cotação para ver nessas:
      http://www.jucy.co.nz/
      http://www.wickedcampers.co.nz/
      Outra dica que eu dou e quando for fazer a pesquisa no Google, fazer por "Campervan" ao invés de "motorhome" pois esse é o nome mais usual por lá.
      No mais acho que é isso ai!
      Boa Viagem!!
      Se tiver mais alguma dúvida fique a vontade de perguntar!
      Abs

      Excluir
  7. Adorei !! Eu e minha família queremos fazer o mesmo ! Voce por algum acaso ainda teria o roteiro? Precisavamos de ideias de onde começar e o que seguir, mais ou menos no mesmo período de tempo! Obrigada desde já.

    ResponderExcluir

Zen e Caos- Viagem pela Tailândia

Postagens populares

Colaboradores