Quando tive a oportunidade de conhecer esse paraíso, não pensei duas vezes, as histórias que havia escutado sobre a ilha eram muitas, tinha que ver com meus próprios olhos.
Algodoal é uma APA no nordeste do Pará. Essa área de proteção ambiental se conserva pelo acesso, e por um dos seus principais charmes, não é permitido a entrada de automóveis na ilha. A única opção de transporte são as carroças que fazem as vezes dos taxis e caminhões, suprindo as pousadas e o comércio local.
O vilarejo pitoresco vive da pesca e do turismo. Luz elétrica abastece a Ilha,um pesar para alguns que amavam o refúgio, que por muito tempo viveu na base de geradores.
![]() |
Porto de Marudá |
As travessias custam 6 reais, e os estacionamentos, na verdade, são nos terrenos de moradores que transformaram seus quintais em estacionamentos.
Há opções de ônibus e vans que saem de Belém com destino a Marudá.
![]() |
Barco que faz a travessia |
Minha ida a Algodoal foi durante a semana e fora de temporada, apreciei a Ilha quase deserta, cruzando apenas com a comunidade local e quase nenhum turista. Para mim, um paraíso.
Apesar do encontro quase deserto com a Ilha, deu para ver que a estrutura turística é "grande", e que durante a temporada a figura de ilha deserta pode ser outra.
As opções de passeios começam com uma simples e gostosa ida a praia. Mas se você quiser realmente explorar a Ilha, há opções de passeios com guias. Os passeios guiados te levam de barco pelo rio e aportam em saídas de trilhas, essas trilhas te levam as dunas e as famosas lagoas. Em minha visita fizemos um passeio que nos levou até a Lago da Princesa, a cor escura da água devido as raízes e folhas, dá um toque diferente no gostoso lago de água doce.
Há um lago parecido em outra região do Pará, que é conhecido como o Lago da Coca-Cola, para você ter idéia da cor da água.
Infelizmente perdi mais da metade das fotos de Algodoal, com problemas de back-up,
ou felizmente não é,vou ter que voltar para tirar as fotos de novo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário