segunda-feira, 4 de junho de 2012

Equipamentos- Que camera de foto vídeo levar na minha viagem.



Invariavelmente nos foruns de viagem aparece alguem perguntando, que camera eu deveria levar pra minha viagem?
A resposta ideal sempre começa com depende. Não sou nenhum fotógrafo profissional, mas gosto de pesquisar, e concordo plenamente com frase que li uma vez, a melhor camera é sempre a que você tem em mãos. Não importa o quão lindo possa estar o entardecer no mirante mais legal de todos, não adianta muito querer ter uma camera e não ter nenhuma, ou ter a melhor camera do mercado e nenhum belo entardecer, por isso concordo plenamente com a frase. 
Como disse não sou nenhum fotográfo profissional, longe disso, mas posso dizer um pouco sobre o equipamento que eu tenho e que preenche muito bem minhas expectativas com relação a gravar e trazer lembranças das minhas viagens e aventuras.



A pórtatil número 1 que anda sempre comigo é a do celular, a melhor, está sempre comigo.
Uso a câmera do Iphone 4S, que atualmente no mercado, segundo os especialistas em cámeras de celular só perde para alguns e empata par outros, com a cámera do Samsung Xperia Arc S, meu principal objetivo quando tive que trocar de celular foi a camera, a escolha pelo Iphone invés do Xperia foi devido ao sistema operacional, e opções de aplicativos, e lógico uma caidinha pelos produtos da Apple. Ótima qualidade para uma camera de celular.


A portátil número 2 que adoro e que sempre me acompanha nas trips é a GoPro HD 1, desde a primeira vez que ouvi sobre a câmera, comecei a acompanhar os vídeos que essa pequena camerinha é capaz de fazer, foi paixão, eu precisava ter uma dessa!
Estava na hora de aposentar minha filmadora Panasonic GS-300 3ccd não que fosse ruim mas o HD tinha chegado.
O grande diferencial da Gopro é a portabilidade e ser a prova de tudo, seu exoesqueleto de acrilico é a prova d'água e de choque, uma parceira ideal pra qualquer aventura. 
A GoPro 1 além de fazer vídeos em Full HD tira fotos com 5 mega pixels com opções para fotos seqüenciais, tudo com uma lente olho de peixe de 170 graus que deixa as fotos com um visual diferente e legal, ótima para tirar fotos panorâmicas ou bem perto de monumentos, como ponto negativo é péssima para tirar fotos ou filmar com pouca luz e não possui zoom. 
Vem com plugs para acoplar na prancha, capacete ou onde sua imaginação permitir. 



Opera House em Sydney com a GoPro



Agora não tão portátil, para aspirante de fotógrafo e videógrafo tenho a T3i da Canon, novamente fui capturado  pelos vídeos. Com qualidade de cinema em HD com ótima profundidade de campo (DOF-depth of field), os vídeos que essa notável faz me fizeram querer uma camera de vídeo um pouco melhor, e podendo juntar uma ótima camera de vídeo e de foto em uma só. Por que não? 
Depois de comprar minha T3i fui atrás de aprender um pouquinho mais de foto e vídeo com cameras DSLR, que são as câmeras digital que possuem espelho, ou seja tem visor e LCD. 
Na internet os melhores tutorias e explicações que achei nessa área estavam em ingles, pra quem manja do idioma e está interessado em aprender um pouco sobre fotografia vale a visita nesses sites:

http://www.learningdslrvideo.com/

Canal do You Tube do Kreative Vue.

http://www.youtube.com/user/KreativeVueTV

Em português têm esse blog que é muito bom! Recomendo uma passada por lá, tem várias dicas e tutoriais:

http://www.dicasdefotografia.com.br/



A Annete minha fiel companheira de viagem, tem uma Lumix ZS3, ótimo custo beneficio. Uma faz tudo de primeira qualidade, ideal pra quem não quer aprender muito sobre fotografia ou pesquisar sobre o assunto, é apontar e bater. Ela faz o resto pra você e ainda filma em HD, com má compensação contra a luz e aberrações cromáticas no vídeo, mas faz o serviço.  
Ótima opção de camera, mais portátil que uma DSLR, mas com qualidade final muito boa.


 

   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Zen e Caos- Viagem pela Tailândia

Postagens populares