quarta-feira, 2 de maio de 2012

La Belle Paris- Relato de alguém que não ama a Cidade Luz

Como você não ama Paris? A cidade luz, a cidade mais bonita do mundo, todo o glamour.
É acho que eu nasci com a pá virada.
Eu não amei Paris.
Mas tenho meus porquês. Chegamos na França para a passagem do ano novo de 2008-2009, um frio de lascar, sempre quando vejo as fotos dessa nossa viagem a primeira coisa que eu lembro é do frio que eu passei. O maior frio da minha vida, se você vai viajar para Paris em dezembro é bom estar preparado para sair com 3 calças, meias e muitos casacos quentinhos. Olha que eu adoro passar um frio na montanha, especialmente se estiver cheia de neve. Mas o frio na cidade é terrível.


Mas porque eu não gostei de Paris? Acho que principalmente porque eu não falo francês, uma cidade turística como Paris parece que não faz questão de te receber, gosto de lugares hospitaleiros que é possível conhecer a cultura local com o povo local, mas parece que o francês não faz nenhuma questão de te receber nem de te tratar bem. 
E se você não fala francês é difícil até comprar uma empada. Experiência própria.
Outro ponto que me irritou um pouco foi os preços, como é cara a Bela Paris, até para sorrir alguns Euros com certeza você vai gastar, e na época com o Euro valorizado, cada baguete era uma facada.
Além disso o que me matava eram as filas, me senti na Disney World em julho, fila para tudo, subir a Torre Eifel fila, entrar em qualquer museu fila, ver o quadro da Monalisa muuuiiita fila. A fila pro quadro da Monalisa me impressionou, pessoas se acotovelavam para chegar perto desse quadro, que diga-se de passagem é pequeno, tiravam uma foto e iam embora, e toda arte aonde fica? A reflexão sobre a arte em dezembro no Louvre é no estilo Disney World, "eu fui..."
Para melhorar peguei uma virose terrível, algo alimentar, vomitava pelos cotovelos e nada parava no meu estomago, até água jorrei a vomito no saguão do hotel em pleno dia 31 de dezembro.
A passagem do ano na Torre Eiffel, nem se fala, para nos que esperávamos pelo menos uns foguinhos para celebrar a entrada como de costume, nada.
Eu não esperava que fosse igual Copacabana mas pelo menos uma celebraçãozinha. Quem animava a festa eram alguns brasileiros, como sempre, gritando e cantando a famosa "Adeus ano velho..."
Tive uma má experiência e nunca mais voltei, também não senti vontade nenhuma de voltar.
Quem sabe um dia eu volto e consigo aproveitar, e olhar com outros olhos essa mesma cidade que é amada por tantos.


Hospedagem ficamos no Ibis Torre Eifell, ótima localização, ótimo café da manhã, mas os quartos, impressionantemente pequenos me senti entrando em um hotel de Tóquio, nunca fui ao Japão mas é como imagino.
Ver nevar em plena cidade foi o ponto alto da viagem com certeza, os floquinhos de neve são muito bonitos quando caem, e eles tem realmente aquele desenhinho lindo geométrico.
A cidade é realmente bonita, a parte histórica aflora em monumentos que são mais velhos que toda a história do Brasil, muitos museus de arte e igrejas antiquissimas e um metrô muito bom que serve a toda cidade, essa é Paris, nunca diria não vá, mas digo vá preparado nem tudo são flores.







   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Zen e Caos- Viagem pela Tailândia

Postagens populares