segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cataratas do Iguaçu...





Como visitar as cataratas?
As cataratas do Iguaçu ficam na divisa da fronteira entre o Brasil e a Argentina, ambos os lados possuem parques nacionais abertos a visitação e com uma boa estrutura turística.
Do lado brasileiro temos o Parque Nacional do Iguaçu, aberto para visitação todos os dias das 9 as 17, as principais atrações são:
-Macuco Safari, barcos motorizados que chegam bem perto das quedas d'água.
-Rafting, saindo de perto das cataratas desce rio a baixo pelas corredeiras.
-Rapel, rapel de 55 metros de uma plataforma ao lado cataratas, único ponto negativo é a subida de escada, única maneira da voltar é subindo os 260 degraus da escadaria.
-Arvorismo, circuito de arvorismo, dentro do parque nacional.
-Trilhas, trilhas pela mata e ou pelas plataformas de observação das cataratas.
(Visual de uma das trilhas no lado brasileiro)
No lado argentino o Iguazú é com "Z", e a diferença são algumas.
O Parque Nacional do Iguazú fica aberto todos os dias das 8 as 18.
É bom lembrar que o controle na fronteira Brasil-Argentina é grande, todos os passageiros precisam apresentar documento, pode ser o RG ou CNH porém isso gera filas e demora um pouco.
No lado argentino toda a locomoção dentro do parque é feita por trenzinho, diferente do lado brasileiro que a locomoção é feita por ônibus, as estações de trem te deixa em pontos de interesse do parque, e há um trenzinho saindo a cada 15 min.
As aventuras e passeios são feitos pela Jungle Iguazu.
E suas principais atrações são:
-Aventura nautica, o mesmo passeio que do lado brasileiro é chamado de macuco safari. A diferença é que no lado argentino o passeio abrange algumas cataratas a mais do que no lado brasileiro.
-Gran Aventura, inclui um passeio no estilo de safarí pela mata e depois o passeio náutico pegando uma parte maior do rio até as cataratas.
-Paseo Ecológico, uma flutuação em botes de rafting pela parte mais calma do rio.
-Trilhas, pela mata e plataformas de observação.
(Aventura Nautica no lado argentino)
Cada um dos lados tem sua individualidade, e seu jeitão único, vale a pena visitar os dois lados?
Na minha opinião sim, o lado argentino possui uma visualização mais ampla das cataratas, e o ponto alto do parque no lado argentino é o mirante da garganta do diabo, o mirante da cachoeira foi construído sobre a queda d'água e a visualização é muito próxima e sendo uma vista superior o sossego para contemplação é o máximo.

(Mirante da garganta do diabo acesso pelo lado argentino)
Já o lado brasileiro as trilhas são mais abertas, e a todo o momento você está visualizando as cataratas de diferentes pontos. Devido ao posicionamento do parque, a todo momento você está sentindo o vapor d'água. E o ponto alto do lado brasileiro é o mirante da garganta do diabo, diferente do lado argentino, você chega no mirante por baixo o que da uma sensação de imersão nas cataratas que do lado argentino você não tem, em compensação a contemplação não é tão tranquila pois você fica encharcado.

( Garganta do diabo pelo lado brasileiro, lindo mas impossível de sair seco...)

(Visual pelo lado argentino- A direita Argentina a esquerda
Brasil)
( É acho que eu achei o pote de ouro...)
Os quatis estão presentes dos dois lado e é um charme a mais dos parques.

(Os quatis estão em toda parte e não dão a mínima para a
presença dos humanos)

Aproveitando a deixa quem quiser votar para que as cataratas do Iguaçu se tornem uma das 7 novas maravilhas da natureza é só clicar aqui, independente do resultado com certeza é.

2 comentários:

  1. MUito legal!!!!!!!!
    Murilo pai

    ResponderExcluir
  2. Olah adorei as sugestões desse blog muito bem escrito. Agora tenho mais ideias para viajar e só falta consultar http://www.rodoviariasbrasil.com.br, e ver mais sobe os terminais e ônibus rodoviários. Um beijo Marta

    ResponderExcluir

Zen e Caos- Viagem pela Tailândia

Postagens populares