quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Zen e Caos Tailândia

Acho que esse titulo é perfeito para descrever a Tailândia, tivemos a oportunidade de visitar esse local em abril de 2010, em meio ao protesto dos camisas vermelha, enquanto em Bangkok as manifestações estavam a mil em Phuket Island mais ao Sul do pais, nem parecia que aquilo tudo estava acontecendo.
Um pais com muitos golpes de estado e mudanças conturbadas de poder, a Tailândia é um reino, ou seja, o rei tailandês ainda manda, ou acha que manda. O poder principal fica com o primeiro ministro, o rei é uma figura idolatrada por todo pais, há fotos suas e da família real espalhada por toda a cidade, no entanto seu poder político é figurativo, havendo intervenções apenas quando o bicho pega realmente, ou quando lhe convém. Pois o bicho pega e muito por lá.

Esse ai é o Rei Tailandes


A Tailândia conseguiu manter se como o único país no sudeste asiático a não se tornar colônia de nenhuma potência mundial, houve brigas entre França e Inglaterra, mas a Tailândia conseguiu se segurar fortemente nessa disputa.
No entanto os conflitos internos são muitos, a Tailândia é marcada por golpes de estado, militares tomando o poder e tirando o primeiro ministro, eleições conturbadas e dúvidosas.
Mas na outra ponta temos um país de maioria budista e ao entrar em um templo você sente a paz que essa religião proporciona aos seus seguidores.

O transito é caótico e se você pensou na Marginal engarrafada é muito pior que isso.
Motonetas do tipo vespa são o principal meio de transporte do país, e não é difícil encontrar quatro pessoas em cima de uma fazendo malabarismo para se equilibrar, todos sem capacete, e sem a mínima noção de transito seguro, motoristas de turismo de vans e taxis são os mais perigosos o melhor mesmo e não olhar para frente, assim pelo menos você não passa aperto.

A paisagem Zen das praias e lugares de visitação é o encanto do país, formações rochosas e praias paradisíacas tornam o lugar uma visita inesquecível. Sem ir muito longe com uma mascara fazendo snorkel, um mundo colorido de baixo d'água, nemos(peixes palhaços), e uma fauna marinha única digna de aquários de luxo.

Um lugar que em 2004 foi atingido por um Tsunami, imagino uma praia paradisíaca como as que visitei sendo devastada pelo mar, o caos gerado por essa tragédia que marca a história do lugar, placas de rota de evacuação em caso de tsunami estão por todo lugar espalhada pela cidade, mesmo nessa paraíso lembrando-nos que somos meros mortais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Zen e Caos- Viagem pela Tailândia

Postagens populares